Pesquisar este blog

Filosofia na Idade Contemporânea - Filosofia - Aula 11



Compreende o final do século XVIII (Revolução Francesa, 1789) até os dias atuais. Reflete, entre outros temas, sobre o modo de produção capitalista e a ideia de progresso ininterrupto, além de como opera a Ciência, dos avanços da técnica e das transformações da cultura.
Nesse momento, a Filosofia questiona as possibilidades da razão, que por muito tempo foi defendida como condição de realização máxima dos homens.
O período contemporâneo avalia que a razão nem sempre levou os seres humanos a uma boa condição ética, política, social, e por isso interroga seu próprio conceito – exemplo disso está na obra de Theodor W. Adorno e Hannah Arendt. Por outro lado, outros filósofos seguem acreditando que é preciso repensar para onde se quer ir, qual o destino que a humanidade deseja alcançar e, desse modo, otimizar o uso da razão em prol de transformações sociais que auxiliem no desenvolvimento pleno do indivíduo. É o caso de Friedrich Hegel e Karl Marx, que podem ser citados como filósofos importantes do período.

É importante ressaltar que os temas e autores mencionados acima não refletem a totalidade do pensamento filosófico produzido ao longo da História. Aliás, isso seria impossível de fazer aqui. O objetivo, no presente momento, é apenas ilustrar alguns dos muitos caminhos percorridos pela Filosofia, pelo pensamento filosófico, em cada um dos períodos nos quais ela foi convencionalmente dividida. Vale lembrar também que os temas que predominam num determinado momento são, muitas vezes, retomados em outros, não havendo, portanto, uma rígida separação ou isolamento entre esses períodos.
Entre os filósofos famosos representando o que é a Filosofia Contemporânea no Século XX estão:
  • Edmund Husserl (Investigações Lógicas)
  • Max Horkheimer (Dialética do Iluminismo)
  • Jean-Paul Sartre (O ser e o nada)
  •  Sigmund Freud (A Interpretação dos Sonhos)
Assista ao vídeo sugerido abaixo e depois comente a frase abaixo.
“O ser humano está condenado a ser livre”. Jean-Paul Sartre




Obs. Responda em seu caderno, marcando como aula 11.


Nenhum comentário:

Postar um comentário