Pesquisar este blog

Dia do estudante.


Parabéns a vocês, estudantes!!
Nunca deixe de sonhar e acreditar em si mesmos. Voem alto!

Detalhe: nas próximas aulas vocês terão outra professora para lhes orientar/ensinar.

Fiz o que pude pela educação e chegou o momento de passar as aulas para outra colega. Precisando falar comigo, podem usar o espaço aqui no blog e com prazer darei retorno pra vcs.
Um forte abraço a todos!!!

O custo de uma vida digna - Filosofia - Aula 13



Os pais de Mateus abriram uma conta bancária para ele. Com o dinheiro depositado na conta Mateus compra perfumes e tênis. Não é um valor muito alto o que os seus pais depositam, mas o suficiente para ele comprar as coisas que gosta. Quando sai com os amigos costuma sacar o cartão da conta e querer pagar toda a despesa. Não deixa ninguém pagar, porque diz que tem dinheiro na conta bancária. No mês passado, o dinheiro da conta de Mateus acabou rapidinho, pois ele comprou dez vidros de perfume francês. Os pais dele pediram para economizar o dinheiro e ter cuidado com os gastos, não é porque tem dinheiro na conta bancária que vai sair por aí comprando tudo. Mas foi mesmo que nada. No outro dia, Mateus chegou em casa com uma prancha de surf maneira. Gastou tudo o que tinha na conta bancária. O pai, preocupado, depositou mais uma quantia na conta bancária dele, para não vê-lo passar vexame na frente dos amigos.

Reflexão Filosófica
1. O que sugere o texto?

2. Por que queremos ter o nosso próprio dinheiro?
3. Ter dinheiro nos torna diferentes?
4. O que representa o dinheiro para você?

Obs. Responda em seu caderno, marcando como aula 13.

  • Clique no link abaixo para abrir a apostila completa com atividades.
  •  O custo de uma vida digna
  • Responda as atividades no seu caderno.


O Império Persa – Aula 12 - História


Império Persa formou-se, por volta da metade do século VI a.C., sob a liderança de Ciro (541 a.C.). Inicia-se com Ciro a expansão do Império, sendo conquistadas a Ásia Menor e toda a Mesopotâmia. Dario I (521 a.C.) estende ainda mais os domínios persas. Em 330 a.C. o Império Persa é conquistado, por Alexandre Magno durante o reinado de Dario III

ADMINISTRAÇÃO

Dario I notabilizou-se por ter organizado uma eficiente estrutura admi­nistrativa para o Império Persa. Dividiu-o em províncias (satrápias), contro­ladas por administradores de confiança do rei (sátrapias). Para melhorar a comunicação no Império, foram construídas grandes estradas e criado o ser­viço de correios. Para facilitar as transações comerciais, Dario mandou cu­nhar moedas de ouro e prata (dáricas).

VIDA CULTURAL

Fundada por Zoroastro, a religião persa é uma das contribuições mais originais dessa cultura. Exposta no Avesta, a doutrina de Zoroastro prega uma incessante luta entre Ormuz, deus do bem, e Arimã, deus do mal.

Nas artes, os persas não se distinguiram pela originalidade, mas assimilaram ele­mentos dos mesopotâmios e dos egípcios e trabalharam sob essas influências.

Na arquitetura revelaram seu talento, construindo belos palácios (Persépolis e Susa).

 Questão

1. Escreva aqui os nomes dos líderes políticos que administraram o Império Persa. Pesquise e comente com poucas palavras o que se destacou na atuação de cada um deles.

Obs. Copie as questões e responda em seu caderno, marcando como aula 12


  • Clique no link abaixo para abrir a apostila completa com atividades.
  •  O Império Persa
  • Responda as atividades no seu caderno.

A intervenção em monumentos - Aula 13 - Artes