QUESTIONAR
Ser curioso, perguntar a si
mesmo e aos outros sobre tudo o que está aí, questionar as afirmações sobre a
realidade, interessar-se pelas coisas e pensar sobre elas, suspeitar do que é
dito facilmente, das convenções estabelecidas.
v
O que
é?
O que são as coisas
à nossa volta, como se definem, o que significam (os costumes, as crenças, a
natureza). Quem somos nós, que significam nossa experiência, nossas ideias,
sensações, emoções. Por exemplo: o que é a vida? Quem sou eu?
v
Como
acontece?
Como funcionam as
coisas naturais e humanas, que relações têm entre si. Por exemplo: como surgiu
a vida? Como eu sou? Como eu cheguei a ser assim?
v
Por quê
e para quê?
Qual o sentido, a
razão, a justificativa, a finalidade, o objetivo das coisas ou dos fenômenos
naturais e humanos. Por que são o que são e por que acontecem daquela maneira.
Por exemplo: para que existe a vida? Por que eu existo?
INVESTIGAR
Buscar
respostas para as questões e os problemas, examinar e comparar essas respostas,
buscar as conclusões mais satisfatórias (embora nem sempre definitivas).
Questionar as próprias perguntas que fazemos, para avaliar se são boas e se
vale a pena investigá-las.
v
Formular
hipóteses, processar diferentes
tipos de respostas, abrir um leque de alternativas.
v
Comparar
e examinar as alternativas,
distinguir opções válidas, consistentes, interessantes, significativas.
v
Estabelecer
critérios para julgar e
classificar as opções.
v
Formular
e desenvolver conceitos que
expliquem o quê, como e por quê. Analisar as bases a partir das quais
construímos nossos conceitos e verificar se são seguras, claras,
razoáveis.
v
Buscar
princípios a partir dos
quais podemos explicar as coisas.
AMPLIAR
Procurar ter
sempre a visão mais ampla possível do assunto, levar muitas coisas em
consideração para perceber ao máximo a abrangência do tema.
v
Considerar
maneiras alternativas de
ver a realidade. Manter-se aberto a novas visões de mundo, cultivar o gosto
pela diversidade.
v
Procurar
saber o que já é conhecido,
levar em conta como e por que aquele conhecimento foi elaborado e se ainda pode
nos ser útil.
v
Imaginar
novas possibilidades de
desenvolver ideais e constatá-los com a realidade.
SATIRO, Angélica. Pensando Melhor.
Saraiva,1997.
- Clique
no link abaixo para abrir e ter a apostila completa com atividades.
- Atitudes Filosóficas 2
- Responda
as atividades no seu caderno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário