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Atitudes Filosóficas 2 - Filosofia - Aula 5


QUESTIONAR

Ser curioso, perguntar a si mesmo e aos outros sobre tudo o que está aí, questionar as afirmações sobre a realidade, interessar-se pelas coisas e pensar sobre elas, suspeitar do que é dito facilmente, das convenções estabelecidas.
v  O que é?
O que são as coisas à nossa volta, como se definem, o que significam (os costumes, as crenças, a natureza). Quem somos nós, que significam nossa experiência, nossas ideias, sensações, emoções. Por exemplo: o que é a vida? Quem sou eu?
v  Como acontece?
Como funcionam as coisas naturais e humanas, que relações têm entre si. Por exemplo: como surgiu a vida? Como eu sou? Como eu cheguei a ser assim?
v  Por quê e para quê?
Qual o sentido, a razão, a justificativa, a finalidade, o objetivo das coisas ou dos fenômenos naturais e humanos. Por que são o que são e por que acontecem daquela maneira. Por exemplo: para que existe a vida? Por que eu existo?

INVESTIGAR
Buscar respostas para as questões e os problemas, examinar e comparar essas respostas, buscar as conclusões mais satisfatórias (embora nem sempre definitivas). Questionar as próprias perguntas que fazemos, para avaliar se são boas e se vale a pena investigá-las.
v  Formular hipóteses, processar diferentes tipos de respostas, abrir um leque de alternativas.
v  Comparar e examinar as alternativas, distinguir opções válidas, consistentes, interessantes, significativas.
v  Estabelecer critérios para julgar e classificar as opções.
v  Formular e desenvolver conceitos que expliquem o quê, como e por quê. Analisar as bases a partir das quais construímos nossos conceitos e verificar se são seguras, claras, razoáveis.
v  Buscar princípios a partir dos quais podemos explicar as coisas.

AMPLIAR
Procurar ter sempre a visão mais ampla possível do assunto, levar muitas coisas em consideração para perceber ao máximo a abrangência do tema.
v  Considerar maneiras alternativas de ver a realidade. Manter-se aberto a novas visões de mundo, cultivar o gosto pela diversidade.
v  Procurar saber o que já é conhecido, levar em conta como e por que aquele conhecimento foi elaborado e se ainda pode nos ser útil.
v  Imaginar novas possibilidades de desenvolver ideais e constatá-los com a realidade.
SATIRO, Angélica. Pensando Melhor. Saraiva,1997.

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  •  Atitudes Filosóficas 2
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