Pesquisar este blog

Atitudes Filosóficas - Humanas

1. Leitura do texto.
2. Reflexão
3. Resolução das questões no caderno e envio das respostas aqui no blog (opcional)
Não esqueça de colocar seu nome e turma que participa.


Atitudes Filosóficas

Neste tema, você vai conhecer a Filosofia na prática, ou seja: quando se age filosoficamente. Você pode pensar que isso é algo restrito apenas aos grandes pensadores, mas, na verdade, todos estão aptos para praticar a atitude filosófica. O processo de refletir sobre si mesmo, sobre o pensamento, sobre as sensações, sobre como se age e sobre aquilo que acontece no mundo (na economia, na política, nas ciências e nas artes, no seu cotidiano de trabalho) são características da Filosofia e da atitude filosófica.
Leia a tirinha a seguir:
Você já esteve alguma vez numa situação como a da criança retratada? Questionou insistentemente outra pessoa acerca de coisas que observa em seu cotidiano e para as quais não obtém resposta? Coisas que parecem enigmáticas ou de difícil solução para você?
O objetivo da imagem é associar a Filosofia com a atitude questionadora, indagadora.
É importante que você perceba, entretanto, que a situação descrita na tira retrata também uma curiosidade infantil que, por vezes, põe o adulto em dificuldades.
Você considera que isso seja o mesmo que filosofar?
Quando a criança questiona, ela espera do adulto uma resposta “correta” e, se a consegue devido à convicção ou ao afeto daquele que a fornece, contenta-se com ela, uma vez que a assume como “verdadeira”. A atitude filosófica, porém, refere-se a uma atitude reflexiva, cujas perguntas não têm o objetivo de encontrar a verdade. Cada questionamento poderá levar a caminhos diferentes, e é do embate entre esses diversos caminhos que se gera a reflexão.

PODERÍAMOS RESUMIR AS ATITUDES FILOSÓFICAS DA SEGUINTE MANEIRA:
QUESTIONAR
Ser curioso, perguntar a si mesmo e aos outros sobre tudo o que está aí, questionar as afirmações sobre a realidade, interessar-se pelas coisas e pensar sobre elas, suspeitar do que é dito facilmente, das convenções estabelecidas.
v  O que é?
O que são as coisas à nossa volta, como se definem, o que significam (os costumes, as crenças, a natureza). Quem somos nós, que significam nossa experiência, nossas ideias, sensações, emoções. Por exemplo: o que é a vida? Quem sou eu?
v  Como acontece?
Como funcionam as coisas naturais e humanas, que relações têm entre si. Por exemplo: como surgiu a vida? Como eu sou? Como eu cheguei a ser assim?
v  Por quê e para quê?
Qual o sentido, a razão, a justificativa, a finalidade, o objetivo das coisas ou dos fenômenos naturais e humanos. Por que são o que são e por que acontecem daquela maneira. Por exemplo: para que existe a vida? Por que eu existo?

INVESTIGAR
Buscar respostas para as questões e os problemas, examinar e comparar essas respostas, buscar as conclusões mais satisfatórias (embora nem sempre definitivas). Questionar as próprias perguntas que fazemos, para avaliar se são  Fboas e se vale a pena investigá-las.
v  Formular hipóteses, processar diferentes tipos de respostas, abrir um leque de alternativas.
v  Comparar e examinar as alternativas, distinguir opções válidas, consistentes, interessantes, significativas.
v  Estabelecer critérios para julgar e classificar as opções.
v  Formular e desenvolver conceitos que expliquem o quê, como e por quê. Analisar as bases a partir das quais construímos nossos conceitos e verificar se são seguras, claras, razoáveis.
v  Buscar princípios a partir dos quais podemos explicar as coisas.

AMPLIAR
Procurar ter sempre a visão mais ampla possível do assunto, levar muitas coisas em consideração para perceber ao máximo a abrangência do tema.
v  Considerar maneiras alternativas de ver a realidade. Manter-se aberto a novas visões de mundo, cultivar o gosto pela diversidade.
v  Procurar saber o que já é conhecido, levar em conta como e por que aquele conhecimento foi elaborado e se ainda pode nos ser útil.
v  Imaginar novas possibilidades de desenvolver ideais e constatá-los com a realidade.
SATIRO, Angélica. Pensando Melhor. Saraiva,1997.
Questões filosóficas.

1. Como você entendeu a atitude filosófica do questionamento?
2. Diga com suas palavras o que você entendeu a atitude filosófica de ampliar a compreensão? Você percebe algum sentido nessa atitude?
3. De que maneira as atitudes filosóficas podem ser cultivadas na escola e na sua vida?
4. Você considera o texto da tirinha (história em quadrinhos do texto) seja o mesmo que filosofar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário